domingo, 12 de março de 2017

A Noite Negra da Alma: Uma Viagem através da Poesia Mística de São João da Cruz - em Osasco

Cinco anos depois, a palestra "A Noite Negra da Alma" voltou a ser apresentada em Osasco, no Capítulo R+C Osasco, AMORC, ontem, sábado, 11 de março de 2017. Velhos amigos e alguns novos se encontraram nesta noite única. Muito bem recebidos pela Digna Mestre do Capítulo, Soror Elizabeth Leiva e também pelo Mestre Auxiliar. Não posso deixar de mencionar a Soror Silmara Sil, que tratou comigo ao longo de meses uma data viável para que tudo acontecesse. Além do lindo presente recebido da Mestre, em nome no Capítulo, também ganhei um livro autografado de poesias místicas, de um novo amigo, Frater André Luis Correia. Momento mágico! Meus amigos Eduardo Henshin e Adriana Oliveira também prestigiaram o evento. Kelly Silva e eu adoramos a visita e a recepção. Muito obrigado! Paz Profunda a todos!

Sinopse da palestra: Muito se tem dito sobre a Noite Negra da Alma. Religiosos, místicos, pesquisadores, estudantes modernos de Misticismo e sinceros buscadores caminhando na senda do conhecimento se deparam vez por outra com tal tema e indagam seu espírito a respeito do que seja isso. O que será este período em que a alma humana vive uma grande obscuridade? Será um momento de constatar nossas fraquezas, percebendo quem realmente somos? Quem passa por isso? Quando isso ocorre? O que efetivamente acontece? Qual a sua utilidade prática para nosso desenvolvimento espiritual? A partir das postulações desenvolvidas por São João da Cruz (1542-1591), revistas por ilustres místicos, inclusive por todos os líderes rosacruzes desde o século XVI, principalmente pelo Frater H. Spencer Lewis, Imperator dos Rosacruzes (1915-1939), fazemos uma abordagem contemporânea sobre esse tema que fascina tanto a todos, religiosos, místicos e o grande público. Tal assunto vem sendo estudado pelo palestrante desde a década de 1990. Depois de apresentar o trabalho em vários organismos afiliados da AMORC, a atual versão da palestra apresenta imagens e sons, a fim de ilustrar o que o grande São João da Cruz pensou.

Robson Gimenes, Prof.

Folder da palestra

Início da palestra

A Mestre do Capítulo, Soror Elizabeth Leiva 


Parte do público
Declamação de poema


Parte do público ao final da palestra

Frater André Luis Correia que me presenteou com um livro

Com amigos, Eduardo e Adriana

Presente do Capítulo

Eu e minha amada Kelly

Fachada do Capítulo Rosacruz Osasco, AMORC

6º Ano A/C 2023 - Trabalho do Livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

  Pessoal: Faremos um mapa mental como trabalho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Usar LETRA LEGÍVEL. Po...