quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Rainha Elizabeth II faleceu hoje...

 


Com grande tristeza soubemos hoje, 8 de setembro de 2022, que Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e de Seus Outros Domínios, faleceu pacificamente, descansou serenamente, às 14h30, horário de Brasília. 

Uma notícia inesperada que abalou o mundo. 

Descanse em Paz, Majestade! Que Deus possa receber a alma desta Grande Mulher, de 96 anos e 70 anos como Rainha, e dar-lhe o merecido repouso eterno. Muitos aqui sentirão a sua falta e o exemplo. Em tempos tão difíceis, acompanhar a sua trajetória, no dia a dia, vendo a sua atuação, visitas, inaugurações, cerimônias etc., era um alento, um conforto.

Com o mais profundo respeito, fica aqui um admirador de sua vida e estudioso (genealogista) da realeza britânica, desde 1981, por sua causa.

Robson Gimenes, Prof.

Dom PEDRO I - o primeiro Imperador do Brasil

Dom PEDRO I (1798-1934), primeiro Imperador do Brasil, rei de Portugal e Algarves. Filho do rei João VI de Portugal e de sua esposa, dona Carlota de Espanha, marido de dona Leopoldina, arquiduquesa da Áustria. Pai de Pedro II, imperador do Brasil e de Maria II, rainha de Portugal, entre outros filhos. Proclamou a Independência do Brasil a 7 de setembro de 1822.

Nome completo: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

#bicentenáriodaindependência #familiaimperial #imperiodobrasil

Dona MARIA LEOPOLDINA - a primeira Imperatriz-Consorte do Brasil


Dona MARIA LEOPOLDINA (1797-1826), nossa primeira Imperatriz-Consorte, primeira esposa de Dom Pedro I (nascida Arquiduquesa Leopoldina da Áustria, Princesa da Hungria, Boêmia, Croácia e do Reino Lombardo-Vêneto), filha de Franz I, o Imperador da Áustria-Hungria, e de Maria Teresa, Princesa de Nápoles e Sicília. Filha de imperador, esposa de imperador e mãe do futuro imperador Pedro II. Cunhada de Napoleão Bonaparte, o Imperador da França. Em 13 de agosto de 1822, Dom Pedro partiu partiu para São Paulo para apaziguar os ânimos e entregou o poder pleno a Lepoldina, nomeando-a Chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil, para governar o país em sua ausência. A princesa, com o sábio conselho do ministro José Bonifácio, preparou uma carta a Dom Pedro, indicando que já era de romper laços com as Cortes de Portugal, escreveu ela: "O pomo está maduro, colhei-o já, senão apodrece". Ele recebeu, entendeu a mensagem e proclamou a Independência a 7 de setembro de 1822.

Nome completo: Leopoldine Caroline Josepha von Habsburg-Lothringen e Bragança.

#bicentenáriodaindependência 

#familiaimperial #imperiodobrasil

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA - o Patriarca da Independência

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA (1763-1838), naturalista, estadista e poeta brasileiro, o Patriarca da Independência. Quando Dom Pedro I precisou voltar a Portugal para lutar pelo trono de sua filha, Maria II, deixou seu filho, Pedro II, de 5 anos, aos cuidados de Bonifácio, como tutor e para educá-lo.

#bicentenáriodaindependência #familiaimperial #imperiodobrasil

Dona AMÉLIA - a segunda Imperatriz-Consorte do Brasil


Dona AMÉLIA (1812-1873), nossa segunda Imperatriz-Consorte, esposa de Dom Pedro I (nascida Princesa de Leuchtenberg), filha de Eugênio, o Duque de Leuchtenberg e de Augusta, Princesa da Baviera.

Nome completo: Amélia Augusta Eugênia Napoleona de Beauharnais e Bragança.

#bicentenáriodaindependência #imperiodobrasil #familiaimperial

6º Ano A/C 2023 - Trabalho do Livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

  Pessoal: Faremos um mapa mental como trabalho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Usar LETRA LEGÍVEL. Po...