domingo, 27 de janeiro de 2019

Gêneros Literários (Um resumo simples!)

Gêneros Literários (Resumo)
Robson Gimenes, Prof.

Antes de falar sobre os gêneros literários, é bom deixar bem claro e de modo fácil o que vem a ser literatura.
Se a literatura é a arte das palavras, um texto literário precisa reunir algumas características para poder receber esta classificação. Eis algumas delas:

1) o texto precisa apresentar algo de ficção (embora alguns quisessem registrar fatos); 
2) apresentar uma intenção estética (embora alguns textos não observem tal item); 
3) usar a palavra escrita como veículo maior (e não somente como imagens, sons etc.).

Ao longo do tempo, os autores foram organizando os seus textos usando estilos distintos e características próprias para o que se queria registrar.
Os gêneros literários são grupos de textos que apresentam as mesmas características, talvez com algumas variações. As primeiras divisões surgiram na Antiga Grécia com Platão e Aristóteles. Ficou estabelecido que três seriam os gêneros: o épico (ou narrativo), o lírico e o dramático.

Gênero Épico

Este gênero começou com a Ilíada e a Odisseia, de Homero. A poesia épica, geralmente, é um grande poema narrativo que conta ações heroicas, o surgimento de um povo, a história de uma civilização etc., tudo permeado com referências mitológicas e até com a participação de deuses ou seres fantásticos, que possam ajudar no desenrolar dos acontecimentos, ou até mesmos dar mais credibilidade à história, uma vez que alguns fatos ou mitos não foram vivenciados pelo autor. Essa poesia épica se chama epopeia, como por exemplo, Os Lusíadas, de Camões, que conta a história do surgimento de Portugal e de seus primeiros 300 anos. Após o Renascimento, perdeu espaço para a narração, propriamente dita, então o gênero também passou a ser conhecido como “narrativo”, e assim podemos incluir aqui o romance, a crônica, o conto, a novela de cavalaria etc. O texto apresenta uma trama com início, um ponto alto (o clímax) e a consequente conclusão.

Gênero Lírico

Se no gênero épico, o narrador se mostra distante, aqui o poeta expressa os seus sentimentos e suas emoções através de poemas cheios de subjetividade. O termo “lírico” vem de “lira”, antigo instrumento da Antiga Grécia ou mesmo da Antiga Roma, usado para acompanhar as poesias enquanto eram declamadas. Tratando de sentimentos, o íntimo do poeta é ressaltado. Temos aqui: poesias, odes, hinos, sonetos etc.

Gênero Dramático

A partir da Antiga Grécia, o gênero ganhou o mundo todo. São obras criadas para serem exibidas, dramatizadas em montagens teatrais. Podem ser feitas com versos ou não. O narrador pode até nem existir. Atualmente, qualquer obra pode ser encenada, então fica difícil diferenciar um drama de outro gênero literário, mas em outras épocas, esse gênero era bem mais fácil de ser identificado. A tragédia, a comédia, a farsa, a elegia, são dramas típicos.

Talvez hoje em dia não seja possível agrupar todas as manifestações literárias dentro dos três gêneros iniciais, mas é um ponto de partida para uma análise e sua classificação, tudo vai depender da criatividade de quem escreve e da perspicácia e entendimento de quem lê, ouve ou assiste. O importante sempre é estar no processo. Literatura é leitura. Leitura é cultura. Cultura é conhecimento. E conhecimento adquirido ninguém tira.




6º Ano A/C 2023 - Trabalho do Livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

  Pessoal: Faremos um mapa mental como trabalho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Usar LETRA LEGÍVEL. Po...