sábado, 8 de abril de 2017

Concerto para uma voz, de Saint-Preux

Christian Langlade, mais conhecido como Saint-Preux, (nascido em 1950), é um compositor francês de música clássica contemporânea, que usa em suas composições toques de música popular e eletrônica. Em agosto de 1969, durante uma estada na Polônia, na qual participou de um festival internacional, compôs esta bela peça musical, o "Concerto para uma voz" (Concerto pour une voix).

É uma peça para trompete e cordas. Saint-Preux gravou a música com a soprano Danielle Licari, fazendo a vez do trompete, usando a técnica do "scat singing", originária do jazz. Desde sua estreia, a música alavancou a carreira do compositor e da soprano.

Além da música: Usada inúmeras vezes em diversas situações (comerciais, filmes etc), era o tema de uma rádio em São Paulo, a Scalla FM 99,3, até que foi vendida para um grupo religioso. Ouvi muito esta rádio em minha juventude!

Ainda sobre a rádio, Scalla FM, saibam que ela voltou... agora nas ondas da internet. Ela apresenta duas versões, a Rádio Scalla Oficial - São Paulo, em www.scallawebradio.com.br e a Grande ABC Web Radio, em http://scala99.blogspot.com.br/. Aliás, no blog da Grande ABC Web Radio, podem ser encontrados os arquivos da antiga Scalla FM.

Boa viagem... além da música! E até a próxima!


Capa do LP/CD com a música

Christian Langlade, o Saint-Preux








Minha Nina partiu!

Há uma semana, em 17 de maio, por volta das 11h da manhã, "A Luz de Minha Casa" se apagou de um modo inesperado. Um dia brinc...