sábado, 8 de abril de 2017

Concerto para uma voz, de Saint-Preux

Christian Langlade, mais conhecido como Saint-Preux, (nascido em 1950), é um compositor francês de música clássica contemporânea, que usa em suas composições toques de música popular e eletrônica. Em agosto de 1969, durante uma estada na Polônia, na qual participou de um festival internacional, compôs esta bela peça musical, o "Concerto para uma voz" (Concerto pour une voix).

É uma peça para trompete e cordas. Saint-Preux gravou a música com a soprano Danielle Licari, fazendo a vez do trompete, usando a técnica do "scat singing", originária do jazz. Desde sua estreia, a música alavancou a carreira do compositor e da soprano.

Além da música: Usada inúmeras vezes em diversas situações (comerciais, filmes etc), era o tema de uma rádio em São Paulo, a Scalla FM 99,3, até que foi vendida para um grupo religioso. Ouvi muito esta rádio em minha juventude!

Ainda sobre a rádio, Scalla FM, saibam que ela voltou... agora nas ondas da internet. Ela apresenta duas versões, a Rádio Scalla Oficial - São Paulo, em www.scallawebradio.com.br e a Grande ABC Web Radio, em http://scala99.blogspot.com.br/. Aliás, no blog da Grande ABC Web Radio, podem ser encontrados os arquivos da antiga Scalla FM.

Boa viagem... além da música! E até a próxima!


Capa do LP/CD com a música

Christian Langlade, o Saint-Preux