domingo, 9 de setembro de 2012

Índia tem primeiro McDonald's vegetariano


O lanche vegetariano será vendido apenas na Índia
 

Divulgação/McDonalds
 Da Redação com AFP

O gigante do fast food McDonald's, famoso por seus hambúrgueres à base de carne, informou nesta terça-feira que vai abrir sua primeira lanchonete totalmente vegetariana no próximo ano, na Índia.

A segunda maior cadeia de lanches rápidos, depois do Subway, costuma elaborar seus cardápios para se adequar aos gostos locais do país e, no caso da Índia, a carne de vaca é proibida aos hindus e a carne de porco ofende os princípios muçulmanos.

Dessa forma, a cadeia vai abrir sua primeira loja vegeteriana junto ao Templo Dourado, na cidade santa sikh de Amritsar, nordeste da Índia. "Será a primeira vez que abriremos um restaurante vegetariano no mundo", afirmou o porta-voz do McDonald's na Índia, Rajesh Kumar Maini.

Depois da inauguração em Amritsar, a cadeia americana planeja abrir outra lanchonete vegetariana em Katra, perto do templo-caverna de Vaishno Devi, na Caxemira indiana. Este é um local de peregrinação que atrai milhares de fiéis todos os anos.

O potencial é grande para outras lanchonetes vegeterianas através do país. O cardápio do McDonald's na Índia já é 50% vegetariano. Seu sanduíche McAloo Tikki, um hamburguer de massa de batata temperada e frita, é o carro-chefe das vendas. Entre os sanduíches à base de frango, o Maharaja Mac também é favorito.

A Índia, com sua população de 1,2 bilhão de pessoas, ainda é um mercado muito pequeno para o McDonald's, afirma Maini. "Temos apenas 271 restaurantes na Índia, em todo o mundo temos cerca de 33.000", explica.

A cadeia serve a meio milhão de clientes por dia na Índia, em comparação com os 50 milhões de pessoas servidas diariamente em cerca de 100 países. "Planejamos dobrar o número de lanchonetes para 500 dentro dos próximos três anos", afirma ainda.

O McDonald's compreendeu logo depois que se implantou no país que precisava reelaborar seu cardápio para o paladar indiano. Os hindus, que representam 80% da população da Índia, consideram a vaca um animal sagrado. Para os muçulmanos, o consumo de carne de porco é proibido pelo Corão.

"Temos que olhar para o todo o mercado de maneira inovadora e compreendemos que um cardápio com base apenas em frango e comida vegetariana iria funcionar", comentou.

O McDonald's não está sozinho em seu projeto de "indianizar" seu cardápio. A Domino's Pizza, outra cadeia de food presente na Índia, criou pizzas com coberturas diversificadas.

 Fonte: Band.com.br - Terça-feira, 04 de setembro de 2012 - 15h19

6º Ano A/C 2023 - Trabalho do Livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

  Pessoal: Faremos um mapa mental como trabalho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Usar LETRA LEGÍVEL. Po...