quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Simple Present com Exercícios e Vídeo

 Simple Present Tense (Presente Simples)

Forma Afirmativa

O Presente Simples, em inglês Simple Present ou Present Simple, expressa uma ação que acontece habitualmente ou que se repete costumeiramente ou também uma ação rotineira.

Por exemplo, em português, a oração Eu trabalho todo dia expressa uma ação que acontece diariamente. Outro exemplo, em português, Nós jogamos tênis às quintas-feiras, também expressa uma ação que se repete costumeiramente ou com certa frequência. Vejamos:

I work every day
(Eu trabalho todo dia.)

We play tennis on Thursdays. 

(Nós jogamos tênis às quintas-feiras.)

Outro exemplo:

They drink milk and eat cheese every day
(Eles tomam leite e comem queijo todo dia.)

Atenção: O Presente Simples corresponde ao Presente do Indicativo, em português. Como o Presente Simples expressa ações habituais, ele poderá vir acompanhado de certos advérbios de frequência ou expressões de tempo que complementarão as orações. Veja alguns deles:

Everyday ou Every day (todos os dias)
Every morning (toda manhã)
Every Tuesday (toda terça-feira)
Every month (todo mês)
Every week (toda semana)
Every afternoon (toda tarde)
Usually (geralmente)
Always (sempre)
Sometimes (às vezes)
Often (frequentemente)
Never (nunca)

Vejamos outros exemplos:

Brian and his wife usually watch TV in the evening
(Brian e sua esposa geralmente assistem à TV à noite.)

We always go to school by bus
(Nós sempre vamos de ônibus.)

Cuidado! Quando o verbo estiver na 3ª pessoa do singular (he, she, it), ele receberá um “s” em sua forma. Veja:

The girl combs her hair twice a day
(A garota penteia seus cabelos duas vezes ao dia.)

It drinks coffee every day
(Ele bebe café todo dia.)

Atenção! 

a) Quando o sujeito for 3ª pessoa do singular (he, she, it) e o verbo terminar “h”, “o”, “s”, “x” e “z”, devemos acrescentar “es" ao verbo e não apenas um “s”. Vejamos:

He goes to the beach every week
(Ele vai à praia toda semana.)

Mr. Jones relaxes on the beach
(O sr. Jones descansa na praia.)

She kisses her husband in the morning

(Ela beija o marido dela de manhã.)

Robert washes his car every Sunday

(Robert lava o carro dele todo domingo.)

b) Quando o sujeito for 3ª pessoa do singular (he, she, it) e o verbo terminar “y”, observe o seguinte:

  • “y” depois de vogal, acrescentamos “s”:


Mrs. Smith stays home
(A sra. Smith fica em casa.)

  • “y” depois de consoante, trocamos o “y” por “ies”:


Kate flies to London on holidays
(Kate voa para Londres no feriado.)

Vejamos a conjugação de um verbo comum, como to read (ler) no Presente Simples:
I read (eu leio)
You read (você lê)
He reads (ele lê)
She reads (ela lê)
It reads (ele/ela lê)
We read (nós lemos)
You read (vocês leem)
They read (eles leem)

Vejamos outros verbos:

Verb to go (ir)
I go (eu vou)
You go (você vai)
He goes (ele vai)
She goes (ela vai)
It goes (ele/ela vai)
We go (nós vamos)
You go (vocês vão)
They go (eles vão)

Verb to study (estudar)
I study (eu estudo)
You study (você estuda)
He studies (ele estuda)
She studies (ela estuda)
It studies (ele/ela estuda)
We study (nós estudamos)
You study (vocês estudam)
They study (eles estudam)

Atenção!

a) O “s” da 3ª pessoa do singular no Presente Simples, só existe na forma afirmativa.

b) O Presente Simples também é usado para expressar verdades permanentes, por exemplo:

It rains in summer
(Chove no verão.)

The sun shines

(O sol brilha.)

Forma Negativa

Para chegarmos à forma negativa do Presente Simples usamos palavras que chamamos de auxiliares (Do e Does), seguidos da partícula negativa not. São dois os auxiliares de presente. Veja:

Do (do not / don’t) – usado para I, you, we, you e they
Does (does not / doesn’t) – usado para he, she, it

Atenção! Quando usamos o auxiliar negativo doesn’t para he, she e it, o verbo perde o “s” e volta para o infinitivo (a forma do dicionário) sem o to. Observe:

afirm.: Teacher Robson shaves in the morning
(O prof. Robson se barbeia de manhã.)

neg.: Teacher Robson doesn’t shave in the morning
(O prof. Robson não se barbeia de manhã.)

Forma Interrogativa

Para chegarmos à forma interrogativa do Presente Simples também usamos os auxiliares Do e Does. Veja:

Do – usado para I, you, we, you e they
Does – usado para he, she, it

Atenção! Não se esqueça de que os auxiliares não têm tradução e apenas auxiliam na formação de orações interrogativas. Observe:

afirm.: You work from 9 to 5 every day
(Você trabalha das 9 às 5 todo dia.)

int.: Do you work from 9 to 5 every day? 

(Você trabalha das 9 às 5 todo dia?)

Agora, observe o que acontece quando o sujeito for 3ª pessoa do singular:

afirm.: He sometimes goes to work on foot
(Ele às vezes vai trabalhar à pé.)

int.: Does he sometimes go to work on foot? 

(Ele às vezes vai trabalhar à pé?)

Quando o verbo estiver na 3ª pessoa do singular (he, she, it), observe que ele perde o “s”, “es” ou “ies” da afirmativa e volta para sua forma de infinitivo sem o to. Observe:

Brian knows his boss’ name
(Brian sabe o nome de seu chefe.)

Does Brian know his boss’ name? 

(Brian sabe o nome de seu chefe?)

Respostas Curtas

Para se responder a uma pergunta com “resposta curta” (short answer), usamos o sujeito em forma de pronome e o auxiliar.

Do you always wear gloves? 
(Você sempre usa luvas?)
   Yes, I do. (Sim, eu uso.) ou 
   No, I don’t. (Não, eu não uso.)

Does he get a good salary? 

(Ele recebe um bom salário?)
   Yes, he does. (Sim, ele recebe.) ou 
   No, he doesn’ t. (Não, ele não recebe.)


Exercícios

1. Complete as orações usando os verbos dados entre parênteses no Presente Simples.

a) You .................. downtown. (to work)
b) They .................. on the telephone every day. (to talk)
c) Nancy .................. very early in the morning. (to get up)
d) The porter .................. bags every day. (to carry)
e) I .................. a shower every morning. (to take)
f) We .................. to music on weekends. (to listen)
g) That man .................. a leather suitcase. (to have)
h) He .................. cards every Saturday. (to play)
i) Edward .................. his teeth after meals. (to brush)
j) Sophie and I .................. breakfast for our mother. (to prepare)

2. Traduza (para o português) as orações do exercício. 1.

a) ....................................................................................
b) ....................................................................................
c) ....................................................................................
d) ....................................................................................
e) ....................................................................................
f) ....................................................................................
g) ....................................................................................
h) ....................................................................................
i) .....................................................................................
j) .....................................................................................

3. Agora, negue todas as orações do exercício 1.

a) ....................................................................................
b) ....................................................................................
c) ....................................................................................
d) ....................................................................................
e) ....................................................................................
f) ....................................................................................
g) ....................................................................................
h) ....................................................................................
i)  ....................................................................................
j) ....................................................................................

4. Após ter feito os outros três exercícios, interrogue todas as orações do exercício 1.

a) ....................................................................................
b) ....................................................................................
c) ....................................................................................
d) ....................................................................................
e) ...................................................................................
f) ....................................................................................
g) ....................................................................................
h) ....................................................................................
i) .....................................................................................
j) ....................................................................................

5. Responda da maneira curta às questões do exercício 4.

a) Yes, ............................
b) Yes, ............................
c) No, ..............................
d) Yes, ............................
e) No, .............................
f) No, ..............................
g) Yes, ............................
h) No, .............................
i) Yes, .............................
j) Yes, .............................

 




Calendário Papa Mike 2013



Aos alunos do Colégio Papa Mike:

Neste espaço deixarei os informes sobre datas de provas, trabalhos e outras atividades de minhas disciplinas. Consulte sempre.

Grato pela atenção!

Abraço.

Calendário 2013 - Provas e Atividades Intermediárias

1º de abril de 2013 (Segunda-Feira)

- 1ª Série - EM - Prova de Inglês
     Conteúdo: Interpretação de Texto e Presente Simples.


- 2ª Série - EM - Prova de Inglês
     Conteúdo: Interpretação de Texto e Presente Perfeito.

- 3ª Série - EM - Prova de Inglês
     Conteúdo: Interpretação de Texto e Conteúdo Dado.