domingo, 9 de setembro de 2007

Instrução para a confecção de trabalhos - ABNT

INSTRUÇÃO PARA A CONFECÇÃO DE TRABALHOS - ABNT
Prof. Robson Gimenes


Capa

A Capa contém geralmente os seguintes elementos:
Nome da Escola - o qual deve ser escrito com uma distância (margem) de 3,5 cm a partir da borda superior do papel;
Título do trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;
Nome de Aluno (ou dos alunos, se for Trabalho de Equipe) - o qual deve ser escrito abaixo do título (cerca de 3 cm) e à direita;
Nome da cidade e o Ano - o nome do lugar deve ser escrito com uma distância (margem) de 2,5 cm a partir da borda inferior, e logo abaixo, centralizado, o ano.

Página de Rosto

A Página de Rosto contém: os elementos essenciais para identificação do Trabalho, que são praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turma, turno e número) e da identificação do professor e da disciplina.

Sumário

O Sumário contém a relação dos itens que compõem o Trabalho, com os respectivos números das folhas em que se encontram distribuídos no texto. Basta citar o número da folha a partir da qual o item ou divisão se inicia. Use Sumário em vez de Índice, pois este é uma lista detalhada dos assuntos em ordem alfabética com indicação de sua localização no texto. O Sumário é o esquema do trabalho. É bom ter cuidado para não errar na numeração. O nome Sumário deve ser escrito com uma margem de 5 cm a partir da borda superior da folha e centralizado. Se o aluno optar por Índice e o professor não fizer nenhuma restrição, não há o que se discutir. O importante é que os itens ou divisões do trabalho sejam reunidos numa parte ou seção do trabalho com o nome de Sumário (preferencialmente) ou Índice.

Corpo

Bibliografia

Também se diz Fontes de Consulta. Aqui devem ser relacionadas todas as publicações (livros, revistas, jornais etc.), que foram consultadas e das quais se retirou alguma coisa para elaboração do Trabalho. Existem normas sobre este assunto. Livro
FONSECA, Oswaldo Teles. Biologia. 5a. ed. São Paulo: Ativa,
1994. 320p.
Quando houver mais de uma palavra no título, ela vem com minúscula: Biologia marinha. Os outros nomes só têm inicial maiúscula quando se tratar de nomes específicos, como nome de pessoas por exemplo.
Quando o livro foi escrito por dois autores, é referenciado assim: MARQUES, José & LUSTOSA, João. (etc.). Sendo mais de dois autores, geralmente é citado o nome de apenas um autor acrescido de et al ou et alii (expressão latina que significa “e outros”). Exemplo: FONSECA, José Pereira et al ou então: FONSECA, José Pereira et alii. acima).
Enciclopédia
Enciclopédia Delta. Vol. 13. São Paulo, Editora Delta, 1995.
565p.
Revista (ou jornal)
VEJA. N.º 52, 23 de maio de 1996. Abril, São Paulo. p.23-25.
DIÁRIO DO NORDESTE. Nº 115. 12 de agosto de 1993.
Editora Verdes Mares, Fortaleza. p. 3.
Pagina eletrônica (site ou blog da internet)
http://www.profrobsonbgimenes.blogspot.com
Às vezes, é difícil, mas procure encontrar em algum lugar do site (ou blog) o autor do texto de que fará uso e uma data (para contextualizar a sua pesquisa no tempo e no espaço).


Lembre-se que copiar e não mencionar a fonte, além de ser um ato injusto para com o autor, é crime para quem copiou (xerocou, escaneou ou qualquer outro ato ílicito que não mencionado).

6º Ano A/C 2023 - Trabalho do Livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

  Pessoal: Faremos um mapa mental como trabalho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Usar LETRA LEGÍVEL. Po...