terça-feira, 4 de junho de 2013

60º Aniversário de Coroação de Elizabeth II

Elizabeth II em 1953.

A rainha Elizabeth II, de 87 anos, comemorou nesta terça-feira o sexagésimo aniversário da sua coroação em uma missa solene na Abadia de Westminster, em Londres.

Elizabeth Alexandra Mary chegou ao trono a 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos de idade, após a morte repentina de seu pai, George VI. Mas por causa do luto oficial, a jovem foi coroada apenas em 2 de junho de 1953.

Após as comemorações do Jubileu de Diamante em 2012, o Reino Unido celebrou de forma mais leve o aniversário da coroação da decana dos soberanos europeus, com uma missa na presença de 2.000 convidados.

"Hoje celebramos 60 anos de compromisso", declarou o arcebispo de Canterbury, dr. Justin Welby, em seu sermão na Abadia de Westminster.

"Sessenta anos atrás, neste lugar santo, a rainha Elizabeth II foi consagrada com o óleo santo, vestida com os paramentos sagrados, e depois de receber os símbolos da autoridade, foi coroada com a coroa de St. Edward (...), como seus antecessores", lembrou o decano de Westminster, John Hall.

A imponente coroa de ouro cravejada de topázios, rubis, turmalinas, ametistas, safiras e citrinos, foi exposta terça-feira simbolicamente no altar. Esta é a primeira vez, desde 1953, que deixou a Torre de Londres, onde é cuidadosamente guardada.

Depois da missa, ela recebeu uma centena de "happy few", durante um almoço privado. Os curiosos vão poder admirar seu traje de coroação, um suntuoso vestido de cetim branco, bordado com fios de ouro, prata e pérolas, que será exposto no Palácio de Buckingham a partir de 27 de julho.

Elizabeth II em 2013.
Fonte: Notícias Terra e Agência AFF.

6º Ano A/C 2023 - Trabalho do Livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

  Pessoal: Faremos um mapa mental como trabalho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Usar LETRA LEGÍVEL. Po...