quarta-feira, 5 de junho de 2024

Exercícios de Colocação Pronominal

Exercícios de colocação pronominal


Questão 1

Indique a alternativa em que há erro de colocação pronominal.

a) Ninguém viu-o sair para o trabalho.
b) Alguém o viu sair esta manhã.
c) Não o vejo desde ontem.
d) Foram eles que o viram.
e) Certamente o viram sair esta manhã.

Questão 2

Corrija as orações em que há erro de colocação pronominal.

a) Lhe cantei lindas canções ao ouvido.
b) Aquilo diz-te algo?
c) Atrever-me-ia a dizer que a carta foi escrita por ele.
d) Assim como nos disse, cumpriu com a sua palavra.
e) Quisera nos trouxessem boas notícias.

Questão 3

Classifique em próclise, mesóclise e ênclise.

a) Onde te deram os livros usados?
b) Tinham-lhe chamado antes do almoço.
c) Todos lhe aconselham a ficar.
d) Vender-lhes-ei todos os quadros que pintei.
e) O autor, cujo livro nos deu.
f) Quem nos convidou?
g) Esteve contando-me os pormenores da festa.
h) Levaram-na para casa.

Questão 4

Justifique a colocação pronominal utilizada na oração abaixo:

Não te devolveria os livros se você não tivesse lembrado.

Questão 5

Complete a frase: Senhores, __________ quando __________.

a) me avisem, telefonarem-vos
b) avisem-me, telefonarem-vos
c) avisem-me, vos telefonarem
d) me avisem, vos telefonarem

Questão 6

Reescreva o texto abaixo corrigindo os erros de colocação pronominal.

Querido, hoje vi-te ao longe e me senti feliz como nunca. Não te quero longe de mim. Deus dê-nos forças para continuar juntos por muitos anos. Quando nos voltamos a ver?

Questão 7

Indique qual a oração correta quanto à colocação pronominal. Justifique.

1. Tinha voltado-lhe as costas quando resolveu falar.
2. Tinha-lhe voltado as costas quando resolveu falar.

Questão 8

Reescreva as orações seguintes substituindo os pronomes pessoais retos por pronomes pessoais oblíquos e utilizando adequadamente próclise, mesóclise e ênclise. Siga o exemplo.

Eu sou o dono dos livros. Devolva.
Devolva-me os meus livros.

a) Eles têm dívidas. Ajudem.
b) Não compramos o relógio para ele.
c) Jamais abandonarei tu.
d) Convide ela para vir a nossa casa.
e) Eu preciso falar com você. Ligue.

Questão 9

Indique a opção em que há erro na colocação do pronome oblíquo átono.

a) Tampouco nos visita nas férias.
b) Quem atendeu-lhe?
c) Isto me traz boas recordações.
d) Ainda que nos convidem, será tarde.
e) Cozinhem-lhe o seu prato favorito.

Questão 10

Indique quais alternativas são verdadeiras.

a) Nas locuções verbais, utiliza-se sempre a próclise.
b) Na colocação pronominal deve ser seguida a seguinte prioridade: ênclise, mesóclise e próclise.
c) A mesóclise é utilizada com verbos conjugados no futuro do presente e no futuro do pretérito.
d) Advérbios e adjetivos são palavras que atraem a próclise.
e) A ênclise deve ser utilizada quando as orações começam com um verbo.

Questão 11

Complete a frase: Nada __________ conter.

a) poderia-a
b) poder-lhe-ia
c) a poderia
d) poderia a

Questão 12

Reescreva as orações inserindo o pronome entre parênteses na posição correta.

a) Tomara possamos ver. (nos)
b) Peça uma senha nova. (lhe)
c) Algo diz que ele não vem. (me)
d) Quanto pagaram pela casa? (te)
e) Gostaria de atender amanhã. (lhe)

 

Nenhum comentário:

Exercícios de Colocação Pronominal

Exercícios de colocação pronominal Questão 1 Indique a alternativa em que há erro de colocação pronominal. a) Ninguém viu-o sair para o t...