sexta-feira, 12 de novembro de 2021

6º Ano A - Mostra Cultural 2021

 

6º Ano A - Prof. Robson (Português)

Mostra Cultural 2021


VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE EMOÇÃO E SENTIMENTO?

 

Geralmente, as pessoas acreditam que emoção e sentimento são a mesma coisa. Uma espécie de sinônimo. No dicionário, as duas palavras até encontram significados muito próximos. Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras (as emoções) se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção. São duradouros e muitas vezes fáceis de esconder. Se um está ligado ao corpo, ao exterior, o outro faz parte do universo da mente, do interior.

Segundo o neurocientista português António Damásio, a emoção é um programa de ações que o cérebro faz aparecer no corpo como resposta a algum evento. “É uma espécie de concerto de ações. Não tem nada a ver com o que se passa na mente”, explicou ele, em entrevista à Revista Galileu. De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo. Os sentimentos ocorrem no teatro da mente”, afirma.

É fácil perceber a emoção quando o coração acelera, os músculos se contraem ou o ar parece faltar dos pulmões, por exemplo. “Você pode me ver tendo uma emoção, não vê tudo, mas vê uma parte. Pode ver o que se passa na minha cara, a pele pode mudar, os movimentos que eu faço. Mas o sentimento você não pode ver”, explica.

Os sentimentos são aquelas sensações que vão lá no fundo e que, se você não quiser, ninguém jamais vai saber. Quem passa por uma profunda tristeza, por exemplo, pode perfeitamente comportar-se como se estivesse alegre, pode até tentar enganar a si mesmo. A dor e o prazer são ingredientes essenciais dos sentimentos. E para controlar diferentes sentimentos, há sistemas cerebrais diferentes.

Quando um bebê sorri, grita ou chora, ele está expressando uma comunicação, uma emoção, em busca de uma resposta adequada à necessidade daquele momento. Medo, raiva, nojo, tristeza ou alegria, por exemplo. Falar dos sentimentos é sempre um dos caminhos para se autoconhecer.

Fonte: https://www.cvv.org.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-emocao-e-sentimento/

  

6º Ano A - Prof. Robson (Português)

Mostra Cultural 2021

Grupo 1 – Raiva

Alice, Lívia, Nathalie, Lizzie e Heloísa

A raiva surge quando um indivíduo se encontra em situações que produzem frustração ou aversão. A experiência da raiva é desagradável, vem acompanhada de um sentimento de tensão que leva a uma reação. É uma emoção de muitos aspectos. É ambígua porque nem sempre é justificada e o objeto nem sempre é claramente identificado. A nível fisiológico, é observado um aumento excessivo da ativação e da preparação para a ação.

É observado um aumento da atividade cardíaca, tônus muscular e a frequência respiratória, além de uma elevação significativa de adrenalina no sangue. Isso, por sua vez, aumenta a tensão cognitiva. A raiva tem uma clara função evolutiva pois oferece os recursos necessários para lidar com as situações frustrantes.

Quando é preciso enfrentar algum tipo de perigo ou superar um desafio, gastar esses recursos para aumentar a ativação ajuda a ter êxito. Se não alcançar a meta depois de sentir raiva, então passa a sentir tristeza. Isso significa que busca resolver o problema utilizando outras ferramentas.

Perguntas básicas para você pesquisar. Você precisa saber respondê-las e poderá seguir como base na sua apresentação durante a Mostra Cultural.

As perguntas abaixo são apenas um exemplo.

   O que é a raiva para você?

   Como surge a raiva? De onde vem? 

   O que faz você ficar com raiva?

   Ficar com raiva é bom ou ruim, por quê?

   Como se pode controlar a raiva?


6º Ano A - Prof. Robson (Português)

Mostra Cultural 2021

Grupo 2 – Tristeza

Giovanna, Giulia, Carol, Sophia e Filipe

De todas os tipos de emoções básicas, segundo a psicologia, a tristeza é, provavelmente, a mais negativa. Essa emoção implica uma diminuição do estado de ânimo, assim como uma redução significativa da atividade cognitiva e de conduta.

Apesar da má reputação que recebe essa emoção, cumpre papéis que são muito importantes, inclusive mais importantes que o resto das emoções básicas. O propósito da tristeza é atuar em situações pelas quais a pessoa se encontra impotente ou não pode tomar nenhuma ação direta, um exemplo é a perda de um ser querido. A tristeza reduz os níveis de atividade, ou seja, o corpo trata de economizar recursos e evita esforços sem necessidade. A tristeza também tem um papel de autoproteção. Gera um filtro perceptivo que concentra a atenção em um estímulo prejudicial. E, o mais importante, empurra as pessoas a buscar apoio social, o que ajuda a sair de uma situação depressiva.

Perguntas básicas para você pesquisar. Você precisa saber respondê-las e poderá seguir como base na sua apresentação durante a Mostra Cultural.

As perguntas abaixo são apenas um exemplo.

    O que é a tristeza para você?

   Como surge a tristeza? De onde vem?

   O que faz você ficar triste?

   Ficar triste é bom ou ruim, por quê?

   Como se pode controlar a tristeza?



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     Grupo 3 – Nojinho (Indiferença)

Vinícius, Erick, André, João e Enzo Chaves

Segunda a teoria de Paul Ekman, o nojo é uma das emoções básicas. Implica a sensação de repulsa ou evitação da possibilidade (real ou imaginária) de ingerir substâncias perigosas com propriedades contaminantes. A sensação subjetiva é de grande desagrado e uma forte aversão ao estímulo ofensivo. Os efeitos fisiológicos centrais se manifestam em diferentes problemas gastrointestinais e náuseas. Também há um aumento geral de atividade no corpo.

O nojo como uma emoção negativa também é refletido no aumento da frequência cardíaca e respiratória e uma tensão muscular. A função adaptativa da repugnância é rejeitar qualquer estímulo que possa ser tóxico. As náuseas e o incômodo ajudam que o sujeito evite ingerir coisas que são nocivas ao corpo. No entanto, com o tempo, essa emoção adquiriu caráter social também rejeitando estímulos sociais tóxicos.

Perguntas básicas para você pesquisar. Você precisa saber respondê-las e poderá seguir como base na sua apresentação durante a Mostra Cultural.

As perguntas abaixo são apenas um exemplo.

   O que é o nojo para você?

   Como surge a emoção do nojo? De onde vem?

   O que faz você ficar enojado(a) com alguma situação?

   Ficar enojado(a) é bom ou ruim, por quê?

   Como se pode controlar a emoção do nojo?

 


 6º Ano A - Prof. Robson (Português)

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Grupo 4 – Medo

Ana Beatriz, Bruna, Enzo Ricardo, Mariana e Pedro

É a emoção mais estudada pelos investigadores em humanos e animais. O medo é um estado emocional negativo e adverso que implica uma alta ativação produzida para evitar e escapar de situações perigosas. A experiência do medo é de alta tensão, junto com a preocupação pela saúde e segurança de si mesmo. Os sintomas fisiológicos correlacionados mostram uma rápida elevação da ativação e preparação para enfrentar uma situação de perigo, a atividade cardíaca dispara e a respiração acelera.

A respiração se torna superficial e irregular. O medo é um legado evolutivo que tem um evidente valor de sobrevivência. Essa emoção básica é útil para preparar o corpo e provocar comportamentos de sobrevivência na presença de situações potencialmente perigosas. Também ajuda a aprender novas respostas de proteção.

Perguntas básicas para você pesquisar. Você precisa saber respondê-las e poderá seguir como base na sua apresentação durante a Mostra Cultural.

As perguntas abaixo são apenas um exemplo.

   O que é o medo para você?

   Como surge o medo? De onde vem?

   O que faz você ficar com medo de alguma coisa?

   Ficar com medo é bom ou ruim, por quê?

   Como se pode controlar o medo?

 


6º Ano A - Prof. Robson (Português)

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Grupo 5 - Alegria

Luca, Vítor, Giuliano, Carlos Eduardo e Henrique

De todas as emoções básicas segundo a psicologia, a felicidade é, talvez, a mais positiva. As pessoas associam diretamente a felicidade com prazer e alegria. É uma resposta à resolução de algum objetivo pessoal ou depois de suavizar uma situação negativa, por exemplo. Não parece ser mais do que o reflexo do estado interno, no entanto, a felicidade é um dos sistemas corporais que nos move para a ação.

Também é uma recompensa pelo comportamento que traz benefícios. Quando é alcançada alguma meta, surge a felicidade. Graças a esse sentimento de felicidade, as pessoas repetem esse comportamento para voltar a sentir prazer, esses podem ser motivadores naturais. A nível fisiológico, é observado um aumento da frequência cardíaca e uma melhor frequência respiratória. Além disso, o cérebro libera mais endorfina e dopamina.

Perguntas básicas para você pesquisar.

Você precisa saber respondê-las e poderá seguir como base na sua apresentação durante a Mostra Cultural.

As perguntas abaixo são apenas um exemplo.

   O que é a alegria para você?

   Como surge a alegria? De onde vem?

   O que faz você ficar alegre?

   Ficar alegre é bom ou ruim, por quê?

   Como se pode controlar a alegria?

 Algumas ideias (pesquise outras na Internet):





 

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