sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Prêmio Nobel da Paz para 2012

Medalha Nobel




O Comi Nobel Norueguês decidiu que o Prêmio Nobel da Paz de 2012 é atribuído à União Europeia (UE). A União e os seus precursores têm por mais de seis décadas contribuído o avanço da paz e da reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa.Nos anos entre as duas guerras, o Comitê Nobel fez vários prêmios às pessoas que foram buscar a reconciliação entre Alemanha e França.  

 
Desde 1945, que a reconciliação se tornou uma realidade. O sofrimento terrível na Segunda Guerra Mundial demonstrou a necessidade de uma nova Europa. Durante um período de 70 anos, Alemanha e França lutaram três guerras. Hoje uma guerra entre Alemanha e França é impensável. Isso mostra como, através de esforços e de uma construção de confiança mútua, inimigos históricos podem se tornar parceiros íntimos.Na década de 1980, a Grécia, Espanha e Portugal aderiram à UE. A introdução da democracia era uma condição para a sua adesão. A queda do Muro de Berlim fez adesão possível para vários países da Europa Oriental, abrindo assim uma nova era na história da Europa.

A UE está atualmente passando por graves dificuldades econômicas e agitação social considerável. O Comitê Nobel deseja se concentrar no que ele vê como resultado mais importante da UE: a luta de sucesso para a paz, a reconciliação, a democracia e os direitos humanos.
O trabalho da UE representa "fraternidade entre as nações", e equivale a uma forma dos "congressos de paz" aos quais Alfred Nobel se refere como critérios para o Prêmio da Paz, conforme seu testamento de 1895.

Oslo, 12 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

6º Ano A/C 2023 - Trabalho do Livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

  Pessoal: Faremos um mapa mental como trabalho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Usar LETRA LEGÍVEL. Po...