O grupo Next Generation Forum (1999: 46) sugere cinco etapas para “a
adoção da tecnologia pelos professores”:
Ingresso: os estudantes aprendem a usar as tecnologias. É um aprendizado baseado
na liberdade de exploração, de experimentação e na perda do medo da nova
ferramenta. Nessa etapa introdutória, a inovação se aproxima mais de suas
dimensões instrumentais. É preciso se familiarizar com as teclas e botões.
Adoção: os
professores utilizam as novas tecnologias como apoio para o ensino tradicional.
As mesmas atividades continuam sendo feitas, mas, agora, com a nova máquina ou
instrumento. Trata-se da confirmação pessoal de que cada usuário pode continuar
fazendo o que tradicionalmente fazia.
Adaptação: a tecnologia é utilizada para enriquecer o programa de estudos e
também o repertório de atividades ou tarefas que cada um dos participantes deve
realizar ou usualmente realiza. Esta etapa consiste em que os usuários comecem
a entender que a inovação, além de permiti-lhes fazer as mesmas coisas do
passado, lhes permite realizar outras novas ou as mesmas de diferente maneira.
Só dessa forma poderão perceber as vantagens da inovação.
Apropriação: a tecnologia é integrada e utilizada em função da sua especificidade.
É nesse momento que realmente a inovação incorpora-se ao uso cotidiano dos
participantes. Percebe-se que a inovação possibilita novas atividades, permite
maior eficiência na resolução das tarefas e é um apoio para o trabalho a fazer.
Invenção: os professores e estudantes descobrem novas aplicações para essas
tecnologias, objeto da inovação. É uma dimensão muito criativa dos
participantes; eles inventam novos usos, inclusive, usos que não foram
considerados inicialmente pelos criadores ou introdutores, usos impensados, mas
viáveis.
Escrito por Guillermo Orozco Gómez (trad. de
Ana Paula Neves).
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